
Os Países de Língua Portuguesa (PLP), dispersos por diferentes continentes, apresentam grande variedade de contextos naturais, económicos, sociais, culturais e políticos, resultante das respectivas localizações, dos processos históricos e de integração regional na América do Sul, África e Europa. Esta comunidade, que se reparte por uma geografia diversa, rica e complexa, engloba cerca de 280 milhões de pessoas que fazem do português a língua mais falada no hemisfério sul e a quinta do mundo. Aliando estes aspectos a uma posição (geo)estratégica global privilegiada configura-se um quadro de múltiplas oportunidades que, num momento de crise e incerteza como o que atravessamos, não podem ser negligenciadas.
No ano em que se comemoram 40 anos de independência dos vários países africanos que partilham a língua portuguesa, o CEI responde ao repto lançado pela Universidade de Coimbra para promover no decurso da XVII Cultural Cultural o evento (Re)Encontros em tempo de (Des)Encontros: os Países de Língua Portuguesa e suas Novas Geografias. Esta iniciativa que tem por objectivo central aprofundar o diálogo entre a comunidade científica dos diferentes Países de Língua Portuguesa, analisando comparativamente as suas diferentes geografias a partir duma tripla perspetiva: i) diálogo intergeracional, proporcionando o debate entre diferentes gerações de geógrafos; ii) diálogo interdisciplinar, facultando a troca de pontos de vista dos geógrafos com investigadores de outras áreas do saber; iii) diálogo prospetivo, discutindo as tendências que que geografias emergentes nos PLP começam a desenhar, as trajetórias de futuro que a investigação está a trilhar.
Importa ainda, mais do que nunca, reavaliar a importância que a geografia sempre desempenhou na promoção da cultura territorial, o papel fulcral que o conhecimento das dinâmicas territoriais assume em qualquer estratégia sólida de cooperação entre pessoas, instituições e territórios dos diferentes países.
Coordenação: Maria Fernanda Cravidão, Lúcio Cunha; Rui Jacinto (Dep. Geografia FLUC)
Organização: Centro de Estudos ibéricos (CEI), com o apoio do CEGOT e do Departamento de Geografia.
Seminário | Programa
23 de Abril de 2015
09h30 – Sessão de Abertura e Inauguração da Exposição Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras. Territórios, Sociedades e Culturas Ibéricas em tempos de mudança.
10h00 – Outras Geografias: geografia, viagens e paisagens literárias
Moderação: Maria Fernanda Delgado Cravidão
Intervenções:
. Portugal e Brasil nas geografias lusófonas: projectos de cooperação – António Campar de Almeida
.Terra-mãe, território e cartografias (psíquicas) nas literaturas africanas: alguns exemplos – Pires Laranjeira (Universidade de Coimbra – UC)
. Weather lore de Pindorama: impressões dos cronistas e viajantes sobre o tempo e o clima do Brasil (1500 – 1822) – João Lima Sant’Anna Neto (UNESP- Presidente Prudente)
11h30 – Geografia e imagem: foto(geo)grafia e território
Moderação: Norberto Santos
Intervenções:
. O que as fotografias não mostram – A. Pedro Pita (Universidade de Coimbra – UC)
. A fotografia como leitura da transformação da paisagem – Luísa Ferreira (Doutoramento na FCSH da Universidade Nova)
. Finalmente o encontro: voltando ao início de uma migração no filme “A Central do Brasil”, de Walter Salles (1998) – Fatima Velez de Castro (Universidade de Coimbra – UC)
. Espaço segregado? Um olhar sobre o nordeste brasileiro – Luciano Schaefer (Doutoramento em Geografia – Universidade de Coimbra – UC)
14h30 – As novas Geografias dos PLP: geógrafos e experiências de investigação geográfica
Moderação: Lúcio Cunha
Intervenções:
. Novas Geografias, crise e interdisciplinaridade: enfrentando desafios propostos pelos processos de produção do espaço urbano – Eda Góes (UNESP- Presidente Prudente)
. O contributo do desenvolvimento sustentável do turismo nas áreas transfronteiriças de conservação, nas áreas transfronteiriças de conservação para a inclusão das comunidades e para a promoção da paz – Amélia Cazalma (Ministério do Turismo de Angola)
. A Geografia de Cabo Verde. O caso particular dos estudos sobre Riscos Naturais – Sílvia Monteiro (Universidade de Cabo Verde – UNICV)
. Os Parques Naturais em África como espaços de (des)encontros e de múltiplas territorialidades. O caso particular do Parque Nacional de Iona – Miraldina Vazio e João Luís Fernandes
. Geografias de Regiões Tropicais: Moçambique – de 1966, numa sala de aula da FLUC, a 2015, numa outra sala da mesma Faculdade – Maria Eugénia Soares Albergaria (Universidade de Lisboa – UL)
17h00 – Homenagem a Maria Luísa Ferro Ribeiro
Primeira geógrafa de Cabo Verde que concluiu a licenciatura em Geografia, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1961, com a tese A Ilha de S. Tiago.