Caminhos. d´ As Novas Geografias dos Países de Língua Portuguesa
Webinar | 21 de março de 2025

Os Países de Língua Portuguesa, dispersos por diferentes continentes, representam uma Geografia diversa, rica e complexa, onde habitam perto de 280 milhões de falantes que fazem do português a língua mais falada no hemisfério sul e a quinta a nível mundial.
As Novas Geografias dos Países de Língua Portuguesa, projeto que tem vindo a ser dinamizado pelo CEI, vem lançando pontes, proporcionando frutuosos diálogos, tecendo redes e construindo parcerias entre investigadores de diferentes Universidades de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Angola.
Tais partilhas, feita de aproximações e distanciamentos intermitentes, além de úteis para a compreensão da Geografia feita pelo outro, da história e do estado da arte desta ciência em cada país, permitem a transferência de conhecimentos e a análise, comparativa, dos processos de reestruturação que acontecem em diferentes contextos territoriais
A par da análise das dinâmicas territoriais que percorrem as diferentes regiões identificam-se os velhos e os novos problemas que enfrentam bem como as soluções preconizadas para os superar, isto é, as políticas públicas lançadas, em cada país para promover a coesão económica, social e territorial, em última instância, o almejado desenvolvimento sustentável.
A transferência de conhecimento para a comunidade e a divulgação de boas práticas de desenvolvimento territorial faz com que a investigação e a ação se conjuguem e potenciem num convívio saudável onde Geografia e Investigação são inerentes e indispensáveis ao Desenvolvimento (GEOIDE).
O presente seminário, que acontece num tempo de grande volatilidade, incerteza e mudança, persegue três objetivos centrais:
– enunciar temas que fazem as agendas dos geógrafos nos vários países, isto é, que Caminhos esta comunidade de investigadores está a trilhar rumo às Novas Geografias dos Países de Língua Portuguesa;
– antecipar alguns temas estratégicos a debater no XXV Curso de Verão, que decorrerá sob o lema Dinâmicas territoriais em tempos de incerteza, entre 24 e 28 de junho de 2025, acontecendo em Coimbra, Guarda e Salamanca;
– enquadrar a apresentação do livro com as comunicações apresentadas no Curso de Verão de 2024.
Programa
21 de março – Sexta-feira
14.15 horas – Abertura
. Sérgio Costa (Presidente da Câmara Municipal da Guarda)
. María Isabel Martín Jiménez (Universidade de Salamanca)
. Rui Jacinto (Universidade de Coimbra)
Caminhos. d´ As Novas Geografias dos Países de Língua Portuguesa
14.30 horas – Painel 1
Moderação: Lúcio Cunha (Universidade de Coimbra)
. Qual Geografia para diagnosticar-prognosticar o sentido das frentes pioneiras na Amazônia brasileira? -Messias Modesto dos Passos (FCT-UNESP – Presidente Prudente)
. Caminhos para o futuro da paisagem na Região Centro – António Campar de Almeida (Universidade de Coimbra)
. A Geografia na compreensão dos impactos das mudanças climáticas em Moçambique – Daniel Zacarias (Universidade Eduardo Mondlane – UEM)
. “O sertão é uma espera enorme”: Dinâmicas territoriais das comunidades rurais no interior do Brasil – Andréa Maria Narciso Rocha de Paula (Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes)
. Extensão universitária e ganhos nas Comunidades. O caso da UP-Maputo – Francisca Langa (Universidade Pedagógica de Maputo – UP Maputo )
Abordagens ambientais e a Geografia brasileira – Dirce Suertegaray (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Universidade Federal da Paraíba – UFPB)
16.15 horas – Painel 2
Moderação: Fernanda Delgado Cravidão (Universidade de Coimbra)
. O movimento do pensamento geográfico do Brasil: uma geografia inquieta – José Borzachielo (Universidade Federal do Ceará – UFC; PUC – Rio)
. De Angola a Angola: as constantes da geografia colonial/tropical portuguesa – Francisco Roque de Oliveira – CEG-IGOT- Universidade de Lisboa e Laboratório Associado TERRA, Portugal
. Abordagem Multidimensional da Geografia de Moçambique: Tradição, Ensino, Cartografia, Demografia e Planeamento – Inês Raimundo (Universidade Eduardo Mondlane)
. Investigação atual no âmbito da Geografia caboverdiana e as metodologias utilizadas e promovidas junto aos estudantes de Geografia da Uni-CV – Judite Nascimento (Universidade de Cabo Verde – UNICV)
. O papel do Geografo na compreensão e mitigação de ameaças societais – Paulo Nossa (Universidade de Coimbra)
. Geografia da Arte: novos estudos culturais, sensíveis e imaginários – Valéria Cristina Pereira da Silva (Universidade Federal de Goiás- UFG)
. A cidade fragmentada – Eliseu Spósito (FCT-UNESP – Presidente Prudente)
17.45 horas – Lançamento do livro. As Novas Geografias dos Países de Língua Portuguesa
Apresentação: Valentín Cabero; Rui Jacinto
(Coleção Iberografias Nº 49, CEI – Ancora).
Livro resultante das comunicações apresentadas no XXIV Curso de Verão (2024)
(Acesso livre em: https://www.cei.pt/colecao-iberografias/)
. Encerramento